Livros/DvD's

Manual da Coluna (Mais de 100 exercícios para você viver sem dor).

manual da coluna

Este livro é um manual autoajuda sobre correção de postura e dor nas costas, escrito tanto para leigos quanto para profissionais da área da saúde. Contem muitas fotos e exercícios com e sem a bola , que você pode facilmente fazer em casa para diminuir sua dor nas costas.

Dividido em duas partes, uma teórica e outra com os exercícios, o livro traz desenhos, fotografias e no final, um capítulo dedicado especialmente ao uso da Bola Suíça e sua aplicação no alívio de dores e correção da postura.

Sabe-se que 80% da população adulta mundial já sofreu ou padece de algum tipo de dor nas costas e que uma das grandes causas deste mal é a postura errada. Este livro mostra o que se pode fazer para atenuar a dor e ensina o caminho a ser trilhado por aqueles que querem evitá-la, orientando-os a não cometer os erros do dia a dia que fatalmente levarão a um problema futuro. O alívio da sua dor nas costas depende muito de você!

Como adquirir este livro:

Diretamente na clínica ou pelo site www.cocegaseditora.com.br ou em livrarias
Av. Cândido de Abreu, nº 469 - Cj. 1806
80.530-000 Curitiba-PR
Fone: (41) 3029-1699

De bem com sua coluna (Teoria e prática para pais e educadores).

De bem com sua coluna

A dor na coluna pode ter seu início na infância, com a má postura na escola, mochilas pesadas demais, falta de exercícios ou mobiliário inadequado.

Para prevenir futuros danos na coluna, deve-se começar cedo, com orientações posturais, exercícios de fortalecimento, alongamento e relaxamento.

Este livro foi escrito para alunos, pais e educadores, pensando em prevenir essas lesões.

Um livro com muitas fotos, exercício e orientação sobre coluna e postura, em casa e na sala de aula. Indicado para leitores de 8 a 80 anos.

Como adquirir este livro:

Diretamente na clínica ou pelo e-mail: secretaria@maritza.com.br
Av. Cândido de Abreu, nº 469 - Cj. 1806
80.530-000 Curitiba-PR
Fone: (41) 3029-1699

Correção Postural sobre a Bola Suíça

Correção postural bola suiça

A má postura do dia a dia leva a um desequilíbrio muscular, provocando um encurtamento das cadeias musculares flexoras e um enfraquecimento das extensoras. O DVD oferece muitos exercícios com a bola Suíça e orientações para eliminar este problema.

Como adquirir este DVD:

Diretamente na clínica ou pelo e-mail: secretaria@maritza.com.br
Av. Cândido de Abreu, nº 469 - Cj. 1806
80.530-000 Curitiba-PR
Fone: (41) 3029-1699

Bola Total - Exercícios avançados com a Bola Suíça e a Faixa Elástica

Bola Total Suiça e Faixa Elástica

Oferece exercícios complementares àqueles do DVD “Correção Postural sobre a Bola Suíca", além de desenvolver mais força muscular com o auxílio de faixas elásticas.

Como adquirir este DVD:

Diretamente na clínica ou pelo e-mail: secretaria@maritza.com.br
Av. Cândido de Abreu, nº 469 - Cj. 1806
80.530-000 Curitiba-PR
Fone: (41) 3029-1699

Clínica de Fisioterapia

Conheça nossas especialidades em fisioterapia

Tratamentos para Coluna Vertebral

A dor nas costas atinge mais de 80% da população mundial, estando relacionada a uma série de fatores e podendo ter múltiplas causas, como por exemplo a postura incorreta.

A dor na coluna deve ser avaliada e tratada corretamente. Durante a sessão utilizamos várias técnicas.

Nos dez anos em que trabalhei como fisioterapeuta na Alemanha, me especializei principalmente nos problemas da coluna vertebral.

Durante a primeira sessão avalio o paciente e seus exames , de acordo com o diagnóstico já inicio o tratamento mais adequado, escolhendo entre as diversas técnicas a mais indicadas para cada paciente.

Durante a sessão utilizo várias técnicas, tais como:

  • Brügger (técnica suíça de correção postural)
  • Correção postural sobre a bola
  • Orientação postural (também para crianças e adolescentes)
  • RPG (Reeducação Postural Global)
  • McKenzie - método de tratamento mecânico da coluna vertebral
  • Isostretching (ginástica postural)
  • Terapia Manual (mobilização articular manual e técnica de Kaltenborn)
  • Tração manual da coluna cervical e lombar
  • Kabath (fortalecimento muscular utilizando movimentos diagonais).
  • Quiropraxia ( ajustes articulares suaves)
  • Massagem ( massagem manual da musculatura contraturada e trigger points )
  • Eletroterapia ( Ultra som e Tens )
  • Calor superficial ( com sojabag )
  • Fortalecimento muscular com exercícios individuais com bola e faixa elástica
  • Exercícios de alongamento
  • Exercícios de relaxamento com bolinha de tênis e rolo
  • Acupuntura, Eletro acupuntura, Hai Hua, Moxibustão Japonesa
  • Shiatsu alternativo ( massagem dos meridianos e dos pontos de acupuntura com as mãos)
  • Massagem relaxante com Reiki
  • Reflexologia ( massagem dos pês )
  • Drenagem linfática
  • Podoposturologia ( Confecção de Palmilhas )

Indicações Gerais de Nossos Tratamentos

Dores na coluna vertebral, hérnia de disco, lombalgia, cervicalgia, dor ciática, dores musculares, cervicobraquialgias, estresse, insônia, ansiedade, depressão, enxaqueca,dor de cabeça (cefaléia), fibromialgia, artrite e artrose, LER/DORT, tendinites e bursites, cifose, lordose, escoliose, problemas posturais , etc.

Acupuntura

A acupuntura é uma técnica dentro da Medicina Tradicional Chinesa que promove o reequilíbrio energético no corpo através de finas agulhas descartáveis. O tratamento através da acupuntura teve seu início na China há mais de 2500 anos e é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um dos melhores e mais baratos meios de tratamento alternativo para todas as doenças com a grande vantagem de não ter efeitos colaterais.

A medicina tradicional Chinesa acredita que através do corpo humano flui uma energia Vital chamada QI. Esta energia passa por 12 meridianos (caminhos de energia Ying e Yang) existentes no corpo, que quando em desarmonia, ou havendo um bloqueio da energia vital, podem provocar doenças, sejam elas físicas ou mentais.

Nestes meridianos encontramos 365 pontos de acupuntura que podem ser influenciados e regulados no seu fluxo de energia Ying e Yang através da aplicação de agulhas para melhorar a saúde geral, diminuir dores e prevenir doenças.

Além da acupuntura, utilizamos o moxa Japonês, que é a queima de uma erva chamada Artemísia Vulgaris sobre determinados pontos de acupuntura melhorando o fluxo de energia local e do meridiano, aliviando rapidamente a dor. Para os pacientes que têm medo de agulha, usamos um aparelho chamado Hai Hua, que utiliza corrente elétrica sobre os pontos de acupuntura, também altamente eficaz e indolor.

Eletroacupunutra é a conexão de corrente elétrica sobre as agulhas, promovendo o um maior estímulo sobre estas.

Auriculoterapia são pequenas sementes de mostarda ou agulhas coladas com micropore nas orelhas do paciente, onde existem centenas de pontos de acupuntura. Após a sessão, o paciente irá para casa com este estímulo que ajuda muito a diminuir a dor.

Na minha clinica aplico a acupuntura há mais de dez anos nos tratamentos osteomioarticulres e de dores de coluna, o resultado é fantástico. Explico aos meus pacientes que o casamento dos dois tratamentos, acupuntura com fisioterapia, traz resultados excelentes e rápidos. A acupuntura alivia a dor e a fisioterapia, junto com uma boa orientação postural, mais o reequilíbrio muscular, mantém o corpo saudável.

Indicação

Dores na coluna em geral, hérnia de disco, artrose, artrite, fibromialgia, Ler/Dort, enxaqueca, depressão, ansiedade, dores de cabeça, ciatlagia, lombalgia, cervicalgias, dores musculares, alterações respiratórias, alteração gastrointestinais, distúrbios uroginecológicos, infertilidade, obesidade, tabagismo, bursite, tendinite, alterações hormonais, fascite plantar,etc.

Brügger/RPG Postura/Bola

A vida corrida, o stress e a postura errada na frente do computador geram desequilíbrios musculares e tensões que são a causa número um das dores músculo-esqueléticas.

Técnica de Brügger

Na postura sentada de forma incorreta a cadeia dos músculos flexores, que se encontra na face anterior do corpo, tende a encurtar, e a cadeia dos músculos extensores, que estão na parte posterior do corpo, tende a enfraquecer.

Este foi o grande pensamento do Dr. Alois Brügger (médico suíço 1920 - 2001). Já em 1950 ele explica que estes desequilíbrios posturais podem gerar as doenças ditas funcionais como, por exemplo, contraturas musculares, trigger points, cervicalgias, cervicobraquialgias, hérnias de disco, LER (DORT), entre outras.

A técnica alemã de Manipulação Muscular de Brügger consiste em uma sequência de manobras de contração e relaxamento cujo intuito é de relaxar a musculatura contraturada e encurtada, promovendo um alívio imediato da dor. Depois se trabalha com a correção postural para promover o equilíbrio e força muscular.

RPG

A fisioterapeuta francesa Françoise Mézières desenvolveu uma técnica de Reeducação Postural na França. Em 1947, ela descobre as cadeias musculares e seus desequilíbrios provocando uma grande mudança no pensamento e tratamento das doenças músculo- esqueléticas. Teve mais de 1500 alunos, e uma delas, Thereze Bertherat populariza o conhecimento da sua mestre através de livros e a Técnica de Reeducação Postural Global que chega ao Brasil através de outro aluno Phillippe Souchard na década de 1970.

Postura e Bola

Desde a faculdade me interesso muito pelo conjunto: sistema músculo-esquelético coluna vertebral, desequilíbrios musculares e articulares, fáscia, postura e dor... e como tratá-los de forma correta.

Ao longo de 30 anos fui aprendendo e associando muitas técnicas e descobri que nenhuma delas sozinha traz o melhor resultado. O conjunto de vários métodos que aplicados de forma e sequencia correta, respeitando a individualidade de cada paciente, o auxiliarão a se livrar de suas dores, sejam elas agudas, crônicas ou com um fundo emocional.

Orientar o paciente como se movimentar e mudar seus hábitos errados de comportamento postural no dia a dia é crucial para obter resultado no tratamento.

Descobri que a bola é um instrumento terapêutico facilitador, multifuncional e lúdico para pacientes de 0 a 80 anos. Com o auxilio da bola podemos fazer exercícios de fortalecimento, alongamento, relaxamento, equilíbrio e principalmente de correção postural. Devemos mudar os hábitos posturais do paciente, com exercícios com ou sem bola, fáceis de memorizar e que devem ser realizados diariamente.

Durante o tratamento, oriento sobre postura, erros e acertos, ergonomia, mudanças de hábitos e um dos primeiros deveres do meu paciente é ler o meu livro “Manual da Coluna - Mais de cem exercícios para você viver sem dor”. Por quê? Porque um paciente que entende o seu problema melhora mais rápido. O conhecimento do paciente sobre anatomia, músculos, postura, disco, etc., o ajudará a entender que a mudança de seus maus hábitos posturais é uma das grandes soluções para amenizar sua dor. Então a solução está na mão dos pacientes: mudar seus hábitos posturais, fazer exercícios diários, caminhadas, perder peso, sentar menos, se movimentar mais, ter pensamentos positivos, rir, dançar, cuidar mais de si do que dos outros, etc.

A terapia de correção postural associa muitas técnicas diferentes, mas geralmente incluo, após trabalho com a bola , uma massagem da coluna vertebral. A sessão é leve, agradável para o paciente e terapeuta, e o resultado é surpreendente.

Durante as sessões podemos acrescentar :

  • Trabalho com o gelo
  • Massagem com calor utilizando o Soja Bag aquecido
  • Aplicação do bastão de pencil sobre os trigger points
  • Correção da postura do paciente sobre a Bola Suíça e sua manutenção através do Remember Tape (esparadrapo sobre a coluna).
  • Aplicação do imã

Estas técnicas têm um resultado fantástico e imediato no alívio das dores e contraturas musculares.

Indicações

Escoliose, cifose, lordose, lombalgia, alterações posturais, desequilíbrios musculares, encurtamentos musculares, fraqueza muscular, fibromialgia, dor de cabeça, cervicalgia, dorsalgia, hérnia de disco, enxaqueca, osteoporose, má postura em crianças e adolescentes,etc.

Quiropraxia e Terapia Manual

Quiropraxia

Existem manuscritos chineses que mencionam os ajustes e manipulações articulares desde 2700 a.C. Então a quiropraxia não é algo novo. Ela foi organizada por Daniel David Palmer nos Estados Unidos em 1895, desde então vem crescendo no mundo com escolas e Universidades em quiropraxia, inclusive no Brasil.

A quiropraxia diagnostica e faz o tratamento da má posição articular que também interfere na posição ou compressão dos músculos e nervos. Os procedimentos são realizados manualmente após ter sido feito o diagnóstico de qual segmento articular se encontra em desequilíbrio e desajuste. Principalmente os desajustes da coluna vertebral são os grandes causadores de dores irradiadas, como, por exemplo, dores na cervical, torácica , lombar ou para diversos órgãos . A coluna vertebral protege uma parte do sistema nervoso que controla e regula todas as funções corporais, portanto uma coluna vertebral alinhada é imprescindível para o bem estar geral.

As manobras de quiropraxia são rápidas e indolores. O terapeuta chega ao final da amplitude de movimento de uma articulação e dá um pequeno trust (ajuste) para alinhar a articulação comprometida e o paciente sente um bem estar e alívio imediato.

Terapia Manual

Freddy Kaltenborn, foi um brilhante Fisioterapeuta Norueguês, que estudou com vários outros pesquisadores e médicos ortopedistas durante anos, e mudou a visão da fisioterapia manual ortopédica na década de 1950 na Europa.

Suas técnicas incluem, deslizamento e manipulação, ambos associados à distração, compressão e rotação conjunta da articulação, organizando as estruturas articulares desalinhadas dentro da biomecânica adequada. O resultado é o ganho da amplitude de movimento da estrutura articular comprometida, e consequente diminuição imediata da dor.

Quando avalio e trato um paciente, decido qual a técnica mais indicada para tratar aquele problema específico. Tanto a terapia manual como a quiropraxia são técnicas excelentes e que podem ser associadas durante o tratamento. O importante é resolver o problema articular com segurança, rapidez e eficiência.

Indicações

Hérnia de disco, cervicalgias, lombalgias, dorsalgias, ciatalgias, dor de cabeça, enxaquecas, discopatia degenerativa, espondilodiscoatrose, síndrome facetaria, síndrome do piriforme, contratura e estiramento muscular, tensão muscular, etc.

Massagem Relaxante/Reiki

Massagem Relaxante + Reiki+ Shiatsu + Reflexologia

A massagem antiestresse tem como objetivo o relaxamento muscular e o equilíbrio energético. É feita uma avaliação da aura e dos chacras, antes e depois da sua aplicação.

Esta massagem tem a duração de uma hora, e nela incorporo elementos do Shiatsu e da Reflexologia. Sou mestre em Reiki e durante a massagem me coloco em canal Reiki para o paciente, eliminando tensões do corpo e alma através da imposição das mãos.

Shiatsu

A palavra Shiatsu deriva do Japonês Shi = dedo e Atsu = pressão, portanto é a massagem dos meridianos (caminhos de energia no corpo) pressionando suavemente os pontos de energias (denominados tsubos) com os dedos (digitopressão). Nestes tsubos encontramos muitas vezes a energia denominada Ki pelos japoneses e Chi pelos chineses, estagnada. O objetivo desta massagem é eliminar os desequilíbrios energéticos promovendo um bem estar geral.

Durante a massagem o paciente está deitado na maca e não no chão, como no Shiatsu original.

Reflexologia

A Reflexologia é a massagem dos pés e tem uma origem muito antiga. Existem relatos oriundos da China há mais de 5000 anos e também do Egito. Em 1930 Eunice Ingham fez o primeiro mapa das zonas reflexas dos pés com seus órgãos e meridianos correspondentes. Na Alemanha Hane Marquart foi a primeira a oficializar os cursos de Reflexologia.

A massagem é uma técnica alternativa suave que tem como objetivo aliviar e tratar dores e tensões musculares do dia a dia, assim como estimular ou sedar pontos do corpo que estão em desequilíbrio energético.

Indicações

Stress, insônia, ansiedade, depressão, enxaqueca, cefaléia, dores musculares e na coluna, fibromialgia, torcicolo, tendinites, bursites, problemas respiratórios, ginecológicos e urológicos, auxílio para emagrecimento e antitabagismo, etc.

Drenagem linfática

A drenagem linfática é uma massagem muito suave visando, primeiramente, a desobstrução dos vasos linfáticos centrais, auxiliando a drenar o excesso intercelular e catabólitos acumulados nos membros.

Indicações

Edemas em geral: pós-cirurgia, lipoaspiração e outros. Tratamento anticelulite.

Terapia de Barras de Access Consciousness™

Barras de access é uma técnica de terapia manual que permite que você e seu corpo começem a desprender-se de pensamentos, idéias, emoções e crenças limitantes, que você tenha registrado sobre quaisquer situações ou experiências. funciona como apertar a tecla “delete”, apagando condiocionamentos, padrões repetitivos que não nos servem mais, permitindo assim, criar as mudanças que sempre imaginou ser possível.

As barras consistem em 32 pontos na cabeça que quando levemente pressionados dão início a um processo de desbloqueio e limpeza energética.

A sessão tem duração de uma hora e traz uma sensação de alívio, leveza e relaxamento profundo.

Indicações

  • Reduz a ansiedade, stress, insônia, depressão, frustações e insegurança
  • Redução de conflitos intrapessoais e interpessoais
  • Aumento do significativo da alegria, felicidade, equilíbrio emocional e baixa autoestima
  • Recomendável para pessoas com déficit de atenção, hiperatividade, personalidade obsessiva compulsiva e autismo.
  • Indicado antes de provas ou concursos, pois libera a energia mental.

Terapia Bowen

É uma técnica manual, holística, que trabalha com movimentos muito leves e precisos sobre a fáscia muscular (epimísio, junções músculo-tendíneas, tendões e ligamentos).

A fáscia é o tecido conjuntivo.

Ele envolve simplesmente todas as estruturas do corpo, como se fosse um grande envelope que permeia todos os músculos, órgãos, ossos, vasos, etc. A fáscia é muito rica em receptores sensoriais (os proprioceptores).

A fáscia também é conhecida como nosso esqueleto mole que conecta e dá a sustentação ao corpo humano.

As manobras Bowen são sequências de movimentos muitos leves e transversais sobre os músculos que ativam os proprioceptores e estes por sua vez enviam sinais ao sistema nervoso, diminuindo o tônus simpático e promovendo o equilíbrio neuromuscular. Estas manobras harmonizam o corpo, pois causam um relaxamento e bem-estar profundo, auxiliando no processo de auto cura do paciente.

Durante as sessões são necessárias pausas para o corpo reagir aos novos estímulos. Após o tratamento o paciente sente um bem-estar geral, relaxamento muscular, sensação de leveza e diminuição das dores.

A sessão dura entre 40 e 50 minutos e não tem contra- indicações.

Esta técnica desenvolvida pelo australiano Tom Bowen (1916-1982) já faz muito sucesso na Europa e está chegando agora ao Brasil.

Indicações

Dores na coluna vertebral em geral, tais como: cervicalgia, cervicobraquialgia, lombalgia, ciatalgia, hérnia de disco, problemas de pelve e quadril, ombro congelado, escoliose, artrite, fibromialgia, ansiedade, síndrome do intestino irritável, distúrbios digestivos, esclerose múltipla, problemas circulatórios, linfáticos e respiratórios, desequilíbrios musculares, contraturas, trigger points.

Para saber mais:

The Bowen technique - mechanisms for action (John Wilks)

Abstract: The efficacy of the Bowen Technique can be explained by its action on a variety of structures in the body. Bowen moves stimulate several types of intrafascial mechanoreceptors that affect muscle tonus and increase vagal tone. The type of move used in Bowen also assists the hydration of fascia, which in turn encourages better vascular and nerve supply.